O uso do Facebook por candidatos a prefeito em pequenas cidades paulistas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n5.66284Palavras-chave:
Comunicação Política. Facebook. Eleições Municipais 2020. Estado de São Paulo.Resumo
Diante da crescente presença das redes sociais em campanhas políticas, este artigo tem como objetivo analisar o uso do Facebook em disputas para prefeito em pequenas cidades do Estado de São Paulo. Localidades que não contam com grandes aportes dos fundos partidário e eleitoral. Na intenção de compreender o uso da rede, o estudo traz um levantamento literário e qualiquantitativo das postagens realizadas durante os 45 dias de campanha, nas eleições municipais de 2022, para identificar suas categorias, o uso da gramática e o volume, e assim entender o papel do Facebook na estratégia de campanha de quatro postulantes ao cargo de prefeito. O levantamento demonstra que a rede teve papel central na distribuição de conteúdo – quando comparada com outras plataformas – e estabeleceu novos laços comunicacionais.