Pensando a Arte: contribuições da Filosofia no ensino das Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n5.66351Palavras-chave:
Educação. Artes Visuais. Filosofia.Resumo
A busca pelo papel da Filosofia no ensino das Artes Visuais fomentou uma pesquisa acerca das definições de Filosofia e Arte. Seguiu para uma construção da noção contemporânea acerca as artes visuais, culminando na análise de propostas educacionais diferenciadas que possuem em sua base a análise, a reflexão e a crítica. A pesquisa bibliográfica como metodologia possibilitou o estudo dos conceitos de Chauí a respeito da Filosofia, de Danto, Kosuth e Adorno em relação as Artes e uma aproximação das propostas educacionais de Freire e Barbosa. Observou-se, então, a necessidade do pensamento crítico no mundo das artes, os perigos e dificuldades na definição do que pode ser considerado arte, e as consequências da falta de uma construção de sujeitos críticos, que ponderam sobre o que está posto, indo além da superficialidade. Por fim constatou-se a relevância da Filosofia no ensino das artes visuais para o desenvolvimento tanto dos alunos como dos professores enquanto indivíduos pensantes.