Relocalização e letramento na produção da escrita acadêmica: uma pesquisa em Linguística Aplicada
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n5.66365Palavras-chave:
Escrita Acadêmica. Letramento Acadêmico. Linguística Aplicada. Relocalização.Resumo
Esse artigo tem como objetivo apresentar uma discussão a respeito da ideia de Relocalização como instrumento basilar na construção da escrita acadêmica. A Fundamentação Teórica está alojada nos estudos indisciplinares da Linguística Aplicada, com foco em pesquisas sobre produção textual escrita no contexto do ensino superior. O referido princípio teórico é relevante ao entendimento deste trabalho, pois agrega em si princípios investigativos basilares à relativização da temática. A metodologia é de natureza bibliográfica, partindo da premissa de que se colocou diferentes autores em confluência, de maneira a gerar debate teórico entre eles. Nesse sentido, entender a pesquisa bibliográfica como motivadora deste artigo é reconhecer a sua eficiência e eficácia nos desdobramentos do processo investigativo. Em tempo, a definição de “relocalização” é latente nos países que falam a Língua Inglesa, sendo, pois, ainda pouco discutido no Brasil. Nesse sentido, entender o Inglês como idioma motivador das articulações estabelecidas aqui é um fator decisivo para a compreensão da discussão.