Transmetodologia Comunicacional: um protocolo híbrido e mestiço para o estudo da juventude no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n5.66387Palavras-chave:
Transmetodologia. Comunicação. Juventude. Escola. Colégio Estadual do Paraná.Resumo
O artigo reflete sobre o processo transmetodológico comunicacional (MALDONADO, 2002; 2003) aplicado em investigações sobre a cultura juvenil no espaço escolar. A discussão tem como base um estudo realizado com jovens alunos do Colégio Estadual do Paraná (Curitiba-Brasil). O texto apresenta os protocolos metodológicos percorridos durante o percurso investigativo, resultando na aplicação de um protocolo híbrido a partir de diferentes métodos: observação participante; registros fotográficos; observação de páginas e perfis de alunos no Facebook; aplicação de grupos de discussão. Tal perspectiva foi alicerce para uma construção epistemológica que colabora na compreensão da trama das relações que formam a cultura da escola e para o entendimento da complexidade da dimensão comunicativa que ultrapassa sua face instrumental ao apreender os processos socioculturais deste espaço, funcionando como constituidora da organização simbólica e das relações dos sujeitos.