Mapa de posicionamento da marca Fapi Náutica no mercado de adesivos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n5.66394Palavras-chave:
Branding. Posicionamento de Marca. Mapa de Posicionamento. Fapi Náutica.Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar a diferenciação percebida pelos clientes em relação aos principais concorrentes e descrever o posicionamento da marca Fapi Náutica no mercado de adesivos náuticos. Na metodologia se utiliza uma abordagem qualitativa, com método descritivo e técnica de pesquisa de estudo de caso. Primeiramente, realizou-se uma pesquisa com os clientes ativos da marca para identificar os principais concorrentes, na sequência, com base nos conceitos pesquisados bem como na visão interna da empresa, foi elaborado o mapa perceptual da marca Fapi Náutica. Como principal resultado, de acordo com uma visão interna sobre si mesma, a marca posiciona-se em uma região do mapa percentual no qual são praticados preços altos e que possui alta abrangência do mercado. Conforme os clientes a empresa concorrente “B” aparece com maior número de menções, tendo como maior benefício oferecido o preço praticado e a distribuição em outros estados.