“Anfitriã”, o filme publicitário da empresa Loft sob a perspectiva da análise fílmica
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n6.66828Palavras-chave:
Análise Fílmica. Filme publicitário. Linguagem Audiovisual. Mensagem Publicitária.Resumo
Este artigo analisa o filme publicitário “Anfitriã” da empresa imobiliária Loft, produzido pela Soko, para entender como cada um dos elementos audiovisuais utilizados contribuíram, em conjunto, para transmitir a mensagem final da narrativa. A metodologia utilizada foi a análise fílmica proposta por Vanoye e Goliot-Lété (2002). Para isso, o filme publicitário foi dividido em 10 cenas principais e analisado a partir de três categorias: composição imagética (duração, planos, movimentos de câmera, personagens e cenário), composição sonora (trilha sonora e ruídos) e estrutura narrativa (estilo de realização e roteirização). Com base na análise desenvolvida, concluiu-se que o filme publicitário explorou cada um dos recursos audiovisuais presentes na obra para compor uma mensagem final de venda de um posicionamento de marca, e não apenas de oferta de um produto ou serviço.