Ensino de língua portuguesa e letramento com jogos de tabuleiro moderno: gênero narrativo e português instrucional para alunos do ensino fundamental
Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa. Eurogames. Letramento. Narrativas. Português instrucional.Resumo
Em tempos de preocupação educacional com o letramento de alunos do Ensino Fundamental, o presente artigo apresenta uma proposta de atividade no contexto do ensino de língua portuguesa, por meio de jogos, com ou sem tabuleiro, modernos. Utilizando-se de um jogo de cartas de baralho é possível transformá-lo em um jogo de cartas do tipo “eurogames” e usá-lo como matriz para recriação de outros jogos pedagógicos com referências locais. A proposta envolve o uso das narrativas presentes nos jogos e o português instrucional das suas regras para promover letramento dos alunos. O objetivo do artigo é delinear alternativas lúdicas e efetivas para o letramento no ensino fundamental a partir da potencialidade dos jogos modernos em proporcionar engajamento pelos desafios que a atividade propõe. O resultado esperado é que os professores tenham mais alternativas de letramento, capazes de ajudar aos alunos a melhorem a interpretação, a escrita e a criticidade no uso da língua portuguesa.