Ampliação do consumo cultural no ambiente digital: vídeo sob demanda, diversidade cultural e acesso à cultura
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n7.67056Palavras-chave:
Audiovisual. Cultura digital. Vídeo sob demanda.Resumo
O ano de 2020 foi fortemente marcado pela pandemia da COVID-19 e em um contexto em que foi necessário manter-se dentro de casa, o consumo cultural se deslocou inteiramente para o ambiente doméstico, catalisando o processo de aumento do consumo cultural no ambiente digital. Os serviços de vídeo sob demanda se caracterizaram como um segmento com especial importância neste fenômeno, atingindo altos índices de assinaturas e acessos em todo o mundo. Neste sentido, o texto busca apresentar dados sobre o aumento do consumo de vídeo, a relação destes serviços com a diversidade cultural nas produções audiovisuais e os meios nos quais este consumo ocorre no Brasil, olhando para dados sobre internet e acesso aos diferentes dispositivos, para propor uma análise sobre consumo cultural no ambiente digital.