Fotografia e publicidade: técnicas e recursos das imagens publicitárias no Instagram da rede de fast-food Burger King Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n7.67186Palavras-chave:
Fotografia. Publicidade. Burger King Brasil. Instagram. Comunicação.Resumo
O presente trabalho objetivou identificar as técnicas e recursos empregados nas imagens divulgadas pela rede de fast-food Burger King Brasil no Instagram entre outubro de 2020 e março de 2021. Para isso, realizou-se um estudo de caso, de cunho descritivo e explicativo. O corpus foi constituído por 15 publicações, analisadas a partir da Análise de Conteúdo, em que emergiram 11 categorias: 1) imagem e movimento, 2) escala para realismo, 3) percurso do olhar, 4) influência das cores, 5) repetição e ritmo, 6) textura e tridimensionalidade, 7) volume, 8) escolha dos ingredientes, 9) composição do cenário, 10) iluminação e 11) agrupamento dos elementos fotográficos. Os dados demonstraram que as estratégias e recursos utilizados ampliam o leque de sentidos associados às imagens publicadas, de modo que transmitem a representação mental do sabor dos ingredientes e permitem a criação de cadeias de interpretações e representações visuais, táteis e gustativas.