O crespo como metonímia: abordagem poética e afirmação identitária da mulher negra no documentário Kbela
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n7.67223Palavras-chave:
Documentário audiovisual. Kbela. Cabelo crespo. Jornalismo.Resumo
Este artigo faz uma análise da representação feminina da mulher negra e do cabelo crespo no documentário Kbela (2015), dirigido por Yasmin Thayná, ou seja, é uma explanação sobre o trato com as questões étnico-raciais em um contexto de produção audiovisual contemporâneo. Do ponto de vista metodológico, consideramos, dentre outros suportes, o que é proposto em Penafría (2009), principalmente no tocante à análise poética dos recursos sonoros e imagéticos inerentes aos documentários. Como resultado, destacamos o quanto a ampliação de produções documentais atentas à temática de inclusão dos grupos sociais minoritários, reitera a hipóteses do audiovisual como uma estratégia significativa, de amplo espectro, que atende não apenas um grupo específico, mas que dá visibilidade formativa e educativa às pessoas no usufruto de sua cidadania.