A jornada do herói em Hollow Knight: aprendizagem ao longo das etapas do monomito

Autores

  • Rosângela de Melo Rodrigues
  • Vinícius Ryan de Sousa Montenegro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n9.68007

Palavras-chave:

Herói. Hollow Knight. Jornada do herói. Videogames.

Resumo

O herói ainda povoa o imaginário coletivo com encarnações em mídias modernas. Entre elas, os videogames ocupam posição de destaque devido ao alto poder de interação. Pensando nisso, o presente artigo busca compreender se os modelos da jornada do herói propostos por Campbell e Vogler estão incorporados na narrativa de Hollow Knight (2017). Os objetivos específicos são: a) relacionar o percurso do herói dentro do jogo com as etapas do monomito; b) propor como uma mídia interativa incita a aprendizagem do jogador. O procedimento metodológico se caracteriza pelo mapeamento das ações do herói com o auxílio dos modelos de monomito. O acervo teórico deste trabalho é composto por Campbell (2007); Kothe (2000); Vogler (2015); Gee (2003); Huizinga (2019) e Reis (2018), que teorizam sobre o herói, os jogos e as narrativas digitais. Nossas conclusões evidenciam que a história de Hollow Knight (2017) incorpora as etapas da jornada do herói com o intuito de desafiar o jogador.

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Publicado

2023-09-21

Edição

Seção

Artigos