Análise de características do perfil de universitários gamers em relação às estratégias metacognitivas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n10.68341Palavras-chave:
Jogos digitais. Metacognição. Ensino superior.Resumo
Estudos apresentam que há uma relação significativa entre os jogos digitais e a mobilização de estratégias metacognitivas de aprendizagem. Visando a integração destes artefatos ao currículo de cursos do Ensino Superior, estudos são necessários para analisar que elementos são relevantes. Neste sentido, este estudo objetiva analisar as características do perfil de universitários gamers em relação às estratégias metacognitivas. A metodologia de pesquisa utilizada foi ex post facto com uma abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 641 estudantes de uma universidade pública brasileira. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação Inventário de Estratégias Cognitivas e Metacognitivas com Jogos Digitais (ICMSDG), de forma on-line. Os resultados apresentam o perfil de universitários gamers em relação às estratégias metacognitivas, o que colabora para que professores possam adotar estes artefatos. Tempo, tipo de jogo e faixa etária são elementos expressivos no delineamento do perfil.