A revista Cahiers du Cinéma e a recepção crítica do Grupo Dziga Vertov

Autores

  • Murilo Bronzeri

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n11.68642

Palavras-chave:

Maio de 68. Crítica cinematográfica. Jean-Luc Godard.

Resumo

O Maio de 68 teve diversas implicações no cinema francês, e algumas dessas implicações são percebidas na trajetória da Cahiers du Cinéma. Como demonstra Daniel Fairfax (2021), a política era de extrema importância para a Cahiers no final dos anos 1960 e anos 1970, que se aproximou do PCF (Partido Comunista Francês) entre os anos de 1969 e 1971, quando o PCF estava descreditado por tentar sufocar as greves de Maio de 1968, e depois se aproximou do maoísmo, em 1972 e 1973, quando o movimento pró-China já estava em declínio na França. Assim, a pretensão deste artigo é oferecer ao leitor de português um acesso às recentes contribuições que vêm sendo feitas por pesquisadores em outras línguas, principalmente quanto à história da revista durante o período e como ela lidou com os filmes do Grupo Dziga Vertov, coletivo criado em 1968 por Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin, então editor cultural do Le Monde, que se dissolveu em 1972.

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Publicado

2023-11-20

Edição

Seção

Artigos