A influência da cor de objetos lúdicos para crianças com autismo sob a perspectiva de profissionais de apoio e familiares
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n12.68800Palavras-chave:
Design. Transtorno do Espectro Autista. Cor. Objetos lúdicos.Resumo
Para crianças com autismo, objetos lúdicos desempenham um papel fundamental. Eles representam ferramentas cruciais para o desenvolvimento social, motor e psicológico, permitindo que as crianças interpretem o mundo de acordo com suas perspectivas únicas. Entre os atributos desses objetos, a cor emerge como um elemento significativo nesse processo. Neste artigo, é apresentado a relação entre crianças com autismo e objetos lúdicos, com foco na influência da cor no design desses objetos. Utilizou-se o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos (GODP) como metodologia. Os resultados destacam a importância do planejamento cromático nesses objetos, especialmente ao considerar as particularidades do autismo. Isso ressalta a relevância dos estudos sobre a cor no contexto da interação entre produto e usuário. Pesquisas dessa natureza podem contribuir com o embasamento teórico e prático, fornecendo dados e diretrizes para a criação de projetos inclusivos.