Os territórios em resposta aos desafios impostos pela crise sanitária e o protagonismo das TICs: uma experiência em São Lourenço do Sul/RS-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n2.69372Palavras-chave:
Pandemia. Território. TICs. Educação.Resumo
Em detrimento do surgimento do Novo coronavírus (COVID-19) em 2020, o mundo tem visto uma demanda sem precedentes pelo uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com destaque para os novos ambientes de ensino-aprendizagem na educação. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios impostos aos territórios durante a pandemia, sobretudo no que tange ao uso dessas tecnologias de informação e comunicação, a partir de uma experiência em São Lourenço do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de entrevistas semi-estruturadas com moradores de um dos distritos rurais do município. Os resultados apontam que as diferentes respostas dos territórios sinalizam o protagonismo das TICs no período pandêmico.