Jogos: contexto capacitante para o desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n2.69379Palavras-chave:
Jogos. Sustentabilidade. Educação ambiental. Contexto capacitante.Resumo
Conhecimentos e escolhas voltados ao desenvolvimento sustentável podem ser fomentados no processo educativo de maneira lúdica. O objetivo deste estudo foi identificar as contribuições dos jogos para a educação ambiental, como contextos capacitantes para o compartilhamento de conhecimento e estímulo a comportamentos sustentáveis. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura e os resultados obtidos foram analisados à luz dos estudos sobre “Ba”, ou espaços para compartilhamento de conhecimento. Os jogos são considerados instrumentos efetivos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas que coincidem com os objetivos de proteção ambiental, engajam jogadores nos processos de aprendizagem e criação de conhecimento e podem conduzir a mudança de modelos mentais, contribuindo com a educação. Desta forma, os jogos podem ser compreendidos como espaços colaborativos nos quais emerge o processo de criação de conhecimento, capaz de fomentar reflexões e atitudes sustentáveis.