Desordem informacional centrada na masculinidade: práticas da nova direita do Brasil nas mídias sociais

Autores

  • Angelo Francisco Fruet

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n2.69417

Palavras-chave:

Desordem informacional. Gênero. Masculinidade. Nova direita.

Resumo

A nova direita brasileira começou a ganhar notoriedade no governo de Dilma Rousseff, especialmente na organização das manifestações que culminaram no golpe parlamentar de 2016. Com uso massivo das mídias sociais aliado a uma retórica agressiva repleta de mentiras, muitas delas baseadas no gênero e na masculinidade, derrubaram Rousseff, elegeram Bolsonaro em 2018 e um Congresso conservador em 2022. Ante o exposto, e com apoio da análise do discurso de Charaudeau (2005), pretendemos entender como a nova direita do Brasil faz uso de discursos fundamentados na identidade masculina para produzir desordem informacional nas mídias sociais. Os resultados evidenciaram que tal desordem tem como alvo pessoas de masculinidades subalternas, visa criar pânicos morais e a manutenção de uma guerra cultural constante, além de intentar deslegitimar veículos confiáveis de comunicação, como a TV Globo, para emplacar narrativas disruptivas, contraditórias as baseadas em checagens e na ciência.

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Publicado

2024-02-21

Edição

Seção

Artigos