Práticas de leitura mediadas pelas tecnologias digitais: interações entre grupos e interatividade com o computador

Autores

  • Viviane Caline de Souza Pinheiro
  • Adriana Cavalcanti dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n2.69418

Palavras-chave:

Práticas de leitura. Tecnologias digitais. Interação. Interatividade.

Resumo

Este artigo define por objetivo analisar as situações de interação e interatividade a partir da realização de uma pesquisa no site Google com o apoio do suporte tecnológico (computador) com acesso à internet. Metodologicamente tratou-se de uma pesquisa-intervenção no modelo de rotação por estações (ensino híbrido) em uma turma de segundo ano do ensino fundamental anos iniciais de uma escola pública de Maceió. Os resultados encontrados indicam que: a) a interatividade com o computador promoveu maior engajamento dos alunos quanto à realização das práticas de leitura; b) a divisão da turma em grupos ampliou a percepção dos alunos quanto à interação. Esse indicativo expõe a necessidade em continuar desenvolvendo práticas de leitura que focalize o trabalho em grupos de alunos, de maneira que possam desenvolver a coletividade e as interações com o outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-21

Edição

Seção

Artigos