Audiovisual, telas e redes sociais digitais: reflexões e atualizações sobre o cenário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n3.69616Palavras-chave:
Convergência midiática. Audiovisual. Jornalismo. Engajamento. Novos atores sociais.Resumo
O objetivo do presente artigo é propor uma reflexão crítica de caráter teórico-reflexivo sobre o impacto das novas interfaces no contexto do jornalismo, explorando como a convergência de tecnologias e a mudança nos hábitos de consumo de mídia influenciam a forma como as notícias são apresentadas e consumidas. A abordagem metodológica adotada para esta investigação baseia-se na pesquisa bibliográfica e documental (Fonseca, 2002; Gil, 2008), o que nos permite uma análise aprofundada das tendências, desafios e potenciais transformações que as novas telas trazem para a prática jornalística contemporânea. Como resultados preliminares, apontamos para a emergência de novos atores sociais digitais e para a perspectivas como algoritmos, interação e engajamento tidas como essenciais neste ambiente convergente.