Análise de estampas comercializadas no Mercado do Ver-o-Peso em Belém/PA: associações com a Semiótica da Cultura
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n3.69697Palavras-chave:
Design. Semiótica. Cultura. Estampas. Ver-o-Peso.Resumo
O presente trabalho tem como tema a relação entre a produção em Design de superfície e o campo da Semiótica da Cultura. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender a produção em estampas pelos conceitos observados na vertente da Semiótica da Cultura, a partir de análise dos aspectos visuais e temáticos de estampas aplicadas a produtos de moda comercializados no Mercado do Ver-o-Peso, na cidade de Belém – PA. Neste trabalho, de caráter explicativo, buscou-se expor como podem ser observados os conceitos de semiosfera, sistemas modalizantes, expressão e conteúdo, e códigos nas características da linguagem visual de estampas. A pesquisa indica a possibilidade de estudos sobre o Design de superfície pelo viés da Semiótica da Cultura, no que tange ao desenvolvimento de uma análise semiótica a qual considere elementos estético-formais como signos comunicacionais em Design, direcionados à transmissão de aspectos culturais.