Histórias em quadrinhos e Educação Básica: perspectivas históricas, conceituais e linguísticas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n8.70756Palavras-chave:
Educação. Quadrinhos. Comunicação. Ensino. Revisão de literatura.Resumo
As histórias em quadrinhos têm sido objeto de estudo nas mais diferentes áreas, entre elas a Educação. Educadores dos mais variados níveis começaram a perceber as funções pedagógicas que as narrativas gráficas podem exercer dentro da sala de aula e, ao mesmo tempo, tornou-se um objeto de estudo para pesquisadores de diversas áreas. Assim, o objetivo geral deste artigo é fazer uma revisão de literatura sobre o debate acerca das histórias em quadrinhos e a Educação Básica. A pesquisa se classifica como documental e descritiva, que se utiliza da técnica de análise de conteúdo. Como principal resultado foi percebido que as narrativas gráficas começaram a ser vistas como importante ferramenta da educação deixando-se de lado o preconceito que havia até anos atrás.