Recursos tecnológicos nas escolas de ensino fundamental e médio do estado do Acre: análise a partir do censo escolar de 2021

Autores

  • Alzemar da Silva Bezerra
  • Maiane do Monte Souza Oliveira Araújo
  • Francisco Diétima da Silva Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n8.70831

Palavras-chave:

Educação. Tecnologias. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são essenciais para a educação, porém muitas escolas apresentam baixa disponibilidade dos recursos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar os recursos tecnológicos das escolas dos ensinos fundamental e médio do estado do Acre em 2021. As análises deste trabalho baseiam-se nos microdados do Censo Escolar, obtidos junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Os resultados indicam que as escolas da rede municipal têm baixa disponibilidade dos recursos tecnológicos, sobretudo internet para alunos, uso administrativo, ensino aprendizagem e computadores, com situação ainda pior nas áreas rurais. Assim, o acesso a esses recursos está longe de se tornar universal, especialmente nas escolas localizadas no meio rural, o que exige do poder público uma atuação mais efetiva no sentido de viabilizar a disponibilidade dessas ferramentas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-08-21

Edição

Seção

Artigos