Estratégias de comunicação no legislativo municipal: um estudo do perfil de Giorgia Prates no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n9.71141Palavras-chave:
Comunicação política. Mulheres na política. Representatividade.Resumo
Este artigo examina a comunicação da vereadora Giorgia Prates (PT/PR) durante seu primeiro ano de mandato (2021) em Curitiba, com foco no perfil de seu Instagram. Diante da crise na representação política no Brasil e da busca por maior diversidade nos espaços de poder, a vereadora destaca-se como segunda mulher preta e primeira assumidamente lésbica a assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba. Para este estudo, utilizou-se a metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN), por meio da qual categorizou-se 758 publicações, evidenciando a diversidade de temas abordados. A análise das postagens revela ênfase em pautas raciais, de gênero e LGBTQIAPN+, além de uma estratégia comunicativa inclusiva. O estudo contribui para compreensão da dinâmica entre imagem pública e práticas legislativas, ressaltando a importância da representatividade na construção de uma democracia inclusiva.