Gestão de design e empreendedorismo social: proposição de ações para um empreendimento voltado a empregabilidade feminina
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n9.71210Palavras-chave:
Gestão de Design. Empreendedorismo Social. Terceiro Setor.Resumo
Empreendimentos Sociais tem seu potencial de transformação social comprometido pela falta de métodos de gestão adequados para lidar com a falta de recursos e cenários de atuação complexos. Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo diagnosticar e propor ações de Design para um empreendimento social, visando o aumento do impacto social e a sustentabilidade financeira do mesmo. Para atingir esse objetivo foi desenvolvida uma pesquisa exploratório-descritiva de abordagem qualitativa. Foi realizado um Estudo de Caso em um empreendimento social de pequeno porte da área de treinamento com foco no empoderamento, empregabilidade e empreendedorismo feminino. Como resultado, a proposição de ações aponta possibilidades de contribuição do Design, nos níveis operacional, tático e estratégico, sobre as potencialidades e fragilidades identificadas na organização.