Gestão de design e empreendedorismo social: proposição de ações para um empreendimento voltado a empregabilidade feminina

Autores

  • Bianca Teixeira de Oliveira
  • Giselle Schmidt Alves Díaz Merino

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n9.71210

Palavras-chave:

Gestão de Design. Empreendedorismo Social. Terceiro Setor.

Resumo

Empreendimentos Sociais tem seu potencial de transformação social comprometido pela falta de métodos de gestão adequados para lidar com a falta de recursos e cenários de atuação complexos. Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo diagnosticar e propor ações de Design para um empreendimento social, visando o aumento do impacto social e a sustentabilidade financeira do mesmo. Para atingir esse objetivo foi desenvolvida uma pesquisa exploratório-descritiva de abordagem qualitativa. Foi realizado um Estudo de Caso em um empreendimento social de pequeno porte da área de treinamento com foco no empoderamento, empregabilidade e empreendedorismo feminino. Como resultado, a proposição de ações aponta possibilidades de contribuição do Design, nos níveis operacional, tático e estratégico, sobre as potencialidades e fragilidades identificadas na organização.

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Publicado

2024-09-22

Edição

Seção

Artigos