Verdade e ética nas redes sociais: um estudo com canais do Youtube
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n9.71239Palavras-chave:
Midiatização. Verdade e ética. YouTube.Resumo
Este artigo se insere no macroprojeto de pesquisa da Alfamed (Rede Euro-Americana de Pesquisa em Competências de Mídia para a Cidadania), intitulado “Verdade e ética nas redes sociais. Percepções e influências educacionais em jovens usuários do Twitter, Instagram e Youtube”. Com o propósito inicial de somente de fazer um levantamento dos canais do Youtube que abordassem os valores verdade e ética e realizar uma classificação dos vídeos em acadêmicos, opinativos e educativos, no período de 2012 a 2022, no percurso adicionamos uma análise descritiva de dois deles, levando-se em conta os recursos adotados de modo a averiguar se trazem contribuição que permita reflexões sobre como tais valores são tratados. Pensamos em contribuir com material que permita reflexões sobre como esses valores são propagados nessa mídia, desta forma, colaborando para futuras discussões e aprofundamento sobre a competência midiática voltada à cidadania.