O lugar da Educação Física Escolar na publicidade impressa do CONFEF: uma análise do discurso crítica sobre o exercício profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n9.71240Palavras-chave:
CONFEF. Educação Física. Escola. Professor. Profissional.Resumo
A Educação Física Escolar é o campo de exercício profissional do licenciado que tem passado por uma de crise de identidade, alargada com o reconhecimento da profissão, em 1998 e a cruzada discursiva do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). O objetivo desse estudo foi analisar criticamente o conjunto discursivo circulante sobre Educação Física Escolar nas publicações de 2019 a 2023 da Revista “Educação Física”, editada pelo CONFEF, para dar publicidade às atividades privativas dos Profissionais de Educação Física. Das revistas (12) e matérias pesquisadas (162), apenas 20 (vinte) matérias (12,35%) se relacionavam à atividade do professor de Educação Física Escolar. Concluiu-se que a docência tem sofrido exponencialmente da invisibilidade e exclusão profissional como resultado da fragmentação da formação instituída por iniciativa do CONFEF e pelos discursos e práticas de restrição de sua área de atuação instaurados como regime de verdade nas publicações analisadas.