Além do broadcast: a terceira fase de expansão e interiorização da televisão brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n1.72593Palavras-chave:
Televisão. WebTV. Internet. YouTube. Expansão audiovisual.Resumo
Esta pesquisa discorre sobre o processo de expansão e interiorização da televisão brasileira, considerando a presença do ambiente digital e do transbordamento do audiovisual televisivo para a internet. O que configura a emergência de uma terceira fase da expansão e interiorização da televisão, marcada pela presença das WebTVs. Como procedimentos metodológicos adotamos a pesquisa qualitativa, levantamento bibliográfico e a pesquisa descritiva sobre a emergência das WebTVs. Sinalizamos que nesta fase há uma descentralização da televisão sob o modelo broadcast para o ambiente digital, que possibilitou novas experiências televisivas e audiovisuais sobretudo por produtores independentes que utilizaram a plataforma YouTube para produzir, arquivar, compartilhar e possibilitar o acesso aos conteúdos das WebTVs. Com isso, houve uma expansão para a produção televisiva na internet em territórios interioranos brasileiros, acarretando numa maior ampliação da presença da televisão em diálogo com os ambientes digitais.