Etnomatemática e o uso de ferramentas para contextualização como prática pedagógica tradicional
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n1.72603Palavras-chave:
Etnomatemática. Matemática. Proposta Pedagógica.Resumo
Este artigo propõe uma abordagem pedagógica para o ensino da matemática, investigando a eficácia da contextualização sociocultural na aprendizagem. A pesquisa busca alternativas metodológicas para o ensino de Matemática no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano), focando na implementação de estratégias baseadas na Etnomatemática. Os objetivos incluem identificar e valorizar os conhecimentos matemáticos de diversas culturas, promover a compreensão de conceitos matemáticos em contextos reais, utilizar recursos como histórias em quadrinhos para contextualizar o ensino e estimular a curiosidade e o interesse dos alunos. A proposta apresentada visa discutir formas de tornar o ensino da matemática uma experiência prazerosa e enriquecedora, buscando despertar a curiosidade e o gosto pela disciplina nos estudantes.