Reflexões sobre o adoecimento mental de estudantes da pós-graduação stricto sensu no Brasil: principais causas e sintomatologia mais frequentes

Autores

  • Anderson Luis da Paixão Café

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n3.73048

Palavras-chave:

Adoecimento psíquico. Sofrimento emocional. Discente. Pós-graduação stricto sensu.

Resumo

É inegável a expansão da pós-graduação brasileira nos últimos 60 anos. Esse crescimento não ocorreu sem consequências, deixando marcas psíquicas na comunidade acadêmica. Este artigo refletiu sobre a saúde mental de pós-graduandos, mostrando as causas e sintomatologias. Por meio de uma revisão de literatura, evidenciou-se que a ausência de perspectivas futuras; o desafio em estabelecer uma relação harmoniosa com o orientador e as pressões por aumento de produtividade acadêmica, dentre outras, apareceram como gatilhos centrais para o desencadeamento de doenças mentais e sofrimentos emocionais. No que tange as sintomatologias, as mais frequentes foram os transtornos de ansiedade e de depressão que, muitas vezes, desdobram-se em suicídio. Espera-se que este texto corrobore para ampliar as discussões sobre o tema da saúde mental na universidade, espaço que, historicamente, resiste em admitir o adoecimento psíquico e o sofrimento mental de docentes, discentes e técnico-administrativos em educação.

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Publicado

2025-03-21

Edição

Seção

Artigos