Inteligência Artificial e comunicação organizacional: oportunidades e desafios na actualidade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n3.73135Palavras-chave:
Comunicação organizacional. Desafios. Ética. Inteligência artificial. Oportunidades.Resumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação propiciam profundas transformações no campo da comunicação, impactando sobremaneira a forma como as pessoas se relacionam e interagem entre si dentro das organizações. Deste modo, este artigo teórico tem como objectivo investigar a importância da Inteligência Artificial (IA) na comunicação organizacional, explorando as principais oportunidades e desafios na actualidade. Trata-se de um estudo de revisão de literatura, que se baseia na análise de estudos actuais e relevantes para compreender de que forma a IA contribui para o fortalecimento do processo comunicativo nas organizações contemporâneas. Os resultados mostram que as ferramentas da IA têm um potencial para melhorar a comunicação nas organizações, estimulando a motivação, o engajamento e a produtividade das pessoas. Todavia, a utilização da IA apresenta desafios sociais e éticos que precisam ser levados em consideração de modo a diminuir os impactos negativos dessa tecnologia emergente.