Política de formação em robótica na rede municipal de Juazeiro-BA: uma abordagem inovadora para a educação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n3.73248Palavras-chave:
Robótica educacional. Formação Continuada. Inovação pedagógica. Ensino público.Resumo
Este artigo aborda a implementação de uma política pública de formação em robótica na rede municipal de ensino de Juazeiro-BA, destacando as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). O objetivo é analisar e descrever a implementação da política de formação continuada realizada pelo NTM em robótica na rede municipal de ensino de Juazeiro-BA, destacando suas estratégias, resultados e desafios. Foi realizado um levantamento bibliográfico de natureza qualitativa para tratar os dados e realizar inferências com base no Método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Considera-se que, após o estudo realizado, as práticas realizadas pelo NTM no que se refere à formação continuada dos professores evidenciam o fomento às práticas de robótica no município, o que pode resultar em uma aprendizagem mais significativa para os estudantes, à medida que envolve uma perspectiva mais autônoma para os educandos.