Laços em crise: o impacto das novas dinâmicas de consumo na relação dos nativos virtuais latino-americanos com grandes marcas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n3.73249Palavras-chave:
Geração Z. Consumo. América Latina.Resumo
As mudanças no contexto de nascimento e desenvolvimento das gerações mais recentes de jovens se mostram cada vez mais relevantes no mercado globalizado, visto que elas impactam diretamente na forma de consumo. Dessa forma, o presente artigo busca, através da pesquisa bibliográfica exploratória, descritiva e explicativa endossada nas obras de Kotler (2021) e Jones (2004), discutir as novas formas de consumo da Geração Z da América Latina e sua relação com grandes marcas. Relacionando os dados da pesquisa "Geração Ctrl+Z Pelas Lentes Latinas", realizada pelo Grupo Consumoteca (2022), aos índices de desemprego atuais do continente, bem como as métricas brasileiras do relatório “A Nova Dinâmica da Influência”, realizada pelo Edelman Trust Barometer (2022), foi possível inferir que as novas conjunturas de consumo no contexto do marketing digital e o cenário econômico presente na vida desse grupo etário impactam diretamente na sua relação com a fidelização de marcas.