Competências Profissionais: Um Estudo com Gestores do Varejo de Moda do “Barro Preto” - Belo Horizonte (MG)
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2012v2i2-13816Resumo
O objetivo geral deste trabalho é descrever e analisar como se configuram e são geridas as competências gerenciais de gestores de empresas do setor varejista do polo de moda do Barro Preto na percepção dos gerentes e de outros membros da equipe comercial. Para tanto, levou-se em consideração o modelo de competência de Paiva (2007). A pesquisa realizada caracterizou-se como de campo, nos moldes de um estudo de caso descritivo, de abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de levantamento e análise documental e da realização de entrevistas. Os sujeitos foram escolhidos pelos critérios de acessibilidade e conveniência. Os dados coletados foram organizados, tratados e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Na sequência, foram apresentados dados demográficos e funcionais dos entrevistados. Para a maioria dos entrevistados, a noção de competência está ligada à ação; eles têm consciência de que o gestor ocupa um espaço intermediário na hierarquia organizacional e de que trabalha em um ambiente marcado por ambiguidade, contradições e cobranças. Assim, para serem gerentes competentes, os entrevistados atestaram a necessidade de formação acadêmica, sem deixar de considerar a importância da experiência. O estudo sugere a importância da aprendizagem informal na formação e no desenvolvimento da competência dos gerentes, principalmente por meio da figura do “gerente modelo”, ou seja, aquele que é considerado o espelho para os demais membros da equipe comercial. Por fim, apontam-se as limitações deste estudo e sugere-se a ampliação da pesquisa.Downloads
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Publicado
2013-04-07
Como Citar
Paiva, K. C. M., & Nicolai, Érika F. P. (2013). Competências Profissionais: Um Estudo com Gestores do Varejo de Moda do “Barro Preto” - Belo Horizonte (MG). Teoria E Prática Em Administração, 2(2), 27–55. https://doi.org/10.21714/2238-104X2012v2i2-13816
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)