Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil

Autores

  • Letícia Dias Fantinel Universidade Federal do Espírito Santo
  • Tânia Moura Benevides Universidade Estadual da Bahia e Universidade Federal da Bahia
  • Rômulo Carvalho Cristaldo Universidade Federal da Bahia
  • José Antonio Gomes de Pinho Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-17437

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir o processo de ensino-aprendizagem em uma turma da disciplina Introdução à Administração, ministrada para alunos que não pertencem a cursos de Administração em uma Universidade Federal da região Nordeste. O grupo discente foi considerado heterogêneo por conta da diversidade de cursos dos quais os alunos eram provenientes, e também em virtude dos diferentes estágios do curso nos quais os estudantes estavam matriculados. O texto busca fazer uma reflexão sobre os desafios de lidar com a diversidade através de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, focalizando a contribuição do professor e do estagiário de docência no processo. Para isso, são trazidos autores com diferentes perspectivas e abordagens em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Como metodologia de pesquisa, desenvolveu-se um estudo de caso, em que se utilizarem observações dos estagiários e professor no processo de condução da disciplina e, por fim, optou-se por uma pesquisa de campo. Como principal conclusão pode-se afirmar que esta experiência traz uma compreensão significativa dos elementos estruturantes no processo de aprendizagem, principalmente quando em aplicações realizadas em turmas com características distintas de escala e heterogeneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Dias Fantinel, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Adjunta na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2012), com estágio-sanduíche na Universidade Paris IX, mestre e bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009 e 2005).

Tânia Moura Benevides, Universidade Estadual da Bahia e Universidade Federal da Bahia

Professora Auxiliar da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e professora Assistente da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2012), mestre em Administração Estratégica pela Universidade Salvador (2003) e bacharel em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa (1996).

Rômulo Carvalho Cristaldo, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Administração na Universidade Federal da Bahia, mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2011), especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade São Bento da Bahia (2008), e bacharel em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2005).

José Antonio Gomes de Pinho, Universidade Federal da Bahia

Professor Associado da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Regional Planning pela University of London (1986), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharel em Engenharia pela Universidade do Estado de São Paulo (1973).

Downloads

Publicado

2014-05-24

Como Citar

Fantinel, L. D., Benevides, T. M., Cristaldo, R. C., & de Pinho, J. A. G. (2014). Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil. Teoria E Prática Em Administração, 4(1), 22–55. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-17437

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)