Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias

  • Saulo Fabiano Amâncio-Vieira Universidade Estadual de Londrina
  • Vagner Miamura Universidade Estadual de Londrina
  • Gerson Antonio Melatti Universidade Estadual de Londrina
  • Fernando Antonio Prado Gimenez Universidade Federal do Paraná
  • Letícia Fernandes de Negreiros Universidade Estadual de Londrina
  • Daniela Modolo Ribeiro Gouvea Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O presente artigo busca verificar a existência de diferentes configurações no processo de formação de estratégia nos hotéis de Londrina/PR. Para tanto, identifica os contextos ambientais a partir dos estudos de Cochia & Silva (2004), verifica os perfis estratégicos das empresas com base em Goldman (2012), por meio do modelo de Miles & Snow (1978), também mensura a atitude empreendedora dos dirigentes hoteleiros utilizando-se do índice Carland Entrepeunership - Index CEI de Carland, Carland & Hoy (1992) em uma versão traduzida por Inácio Júnior & Gimenez (2004) e, por fim, revela a dimensão predominante no processo de desenvolvimento de estratégias nos hotéis locais, aplicando o Questionário de Desenvolvimento de Estratégia (QDE) de Bailey & Avery (1998). Como caracterização, a pesquisa define-se como descritiva e quantitativa. Os resultados revelam o mercado local como principal contexto ambiental de referência dos hotéis de Londrina, cujos dirigentes predominam com o perfil estratégico prospectivo e com atitude de Médio-Empreendedor. No que tange ao processo de desenvolvimento de estratégias dos principais dirigentes, a dimensão que se destaca é a do Planejamento.
Publicado
2016-09-29
Como Citar
Amâncio-Vieira, S. F., Miamura, V., Melatti, G. A., Gimenez, F. A. P., Negreiros, L. F. de, & Gouvea, D. M. R. (2016). Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias. TPA - Teoria E Prática Em Administração, 5(2), 101-120. https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i2-24596
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)