Criatividade e Inovação Empresarial nas Indústrias Criativas
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i2-24878Resumo
O presente artigo visa demonstrar que a relação de influência entre a atitude dos empresários face à criatividade e as práticas de inovação empresarial é mais forte no setor que envolve as indústrias criativas. Para o efeito foi inquirida uma amostra constituída por 454 empresários, em que 94 pertenciam às indústrias criativas, responsáveis por microempresas e PME portuguesas, através de um inventário de práticas empresariais inovadoras, elaborado a partir do formulário de candidatura à rede PME inovação da COTEC Portugal; e uma escala de atitudes criativas, construída a partir da teoria do investimento, de Sternberg & Lubart (1996). A análise dos resultados permitiu confirmar a proposição e apresentar o empresário inovador como um indivíduo disciplinado e orientado para a partilha com os colaboradores. Se bem que a presente investigação necessite de prova adicional, os resultados obtidos sugerem caracterizações interessantes dos empresários que optam por desenvolver a sua atividade no cluster das indústrias criativas.Downloads
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Publicado
2016-09-29
Como Citar
Sousa, F. C., Nunes, F., & Monteiro, I. P. (2016). Criatividade e Inovação Empresarial nas Indústrias Criativas. Teoria E Prática Em Administração, 5(2), 121–139. https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i2-24878
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)