Criatividade e Inovação Empresarial nas Indústrias Criativas

Autores

  • Fernando Cardoso Sousa Centro de Investigação sobre o Espaço e as organizações/Universidade do Algarve
  • Florbela Nunes Universidade de Évora
  • Ileana Pardal Monteiro Centro de Investigação sobre o Espaço e as organizações/Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i2-24878

Resumo

O presente artigo visa demonstrar que a relação de influência entre a atitude dos empresários face à criatividade e as práticas de inovação empresarial é mais forte no setor que envolve as indústrias criativas. Para o efeito foi inquirida uma amostra constituída por 454 empresários, em que 94 pertenciam às indústrias criativas, responsáveis por microempresas e PME portuguesas, através de um inventário de práticas empresariais inovadoras, elaborado a partir do formulário de candidatura à rede PME inovação da COTEC Portugal; e uma escala de atitudes criativas, construída a partir da teoria do investimento, de Sternberg & Lubart (1996). A análise dos resultados permitiu confirmar a proposição e apresentar o empresário inovador como um indivíduo disciplinado e orientado para a partilha com os colaboradores. Se bem que a presente investigação necessite de prova adicional, os resultados obtidos sugerem caracterizações interessantes dos empresários que optam por desenvolver a sua atividade no cluster das indústrias criativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Cardoso Sousa, Centro de Investigação sobre o Espaço e as organizações/Universidade do Algarve

Doutor em Psicologia Organizacional, é investigador, na área da inovação organizacional, do CIEO/Universidade do Algarve, responsável pela plataforma empresarial PEDAL. Autor, consultor e conferencista internacional, fundou o GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing, do qual é presidente da direção, assim como da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação

Florbela Nunes, Universidade de Évora

Doutora em Psicologia do Trabalho e das Organizações (UÉvora). Funcionária do IEFP - Serviço de Emprego em Évora. Com experiência em orientação profissional, é autora e coautora de artigos de caráter profissional e científico.

Ileana Pardal Monteiro, Centro de Investigação sobre o Espaço e as organizações/Universidade do Algarve

Doutora em Psicologia das Organizações (UAlgarve), é investigadora do CIEO/Universidade do Algarve, é autora e coautora de artigos científicos. Professora Adjunta da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve É diretora do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos da UAlgarve. É membro da Direção da APGICO e dos corpos sociais do GAIM. Os seus principais interesses de investigação são a criatividade e inovação organizacional, análise de redes sociais, mudança e comportamento organizacional

Downloads

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Sousa, F. C., Nunes, F., & Monteiro, I. P. (2016). Criatividade e Inovação Empresarial nas Indústrias Criativas. Teoria E Prática Em Administração, 5(2), 121–139. https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i2-24878

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)