Quando a Estratégia como Prática Encontra com a Política Pública de Turismo: o contexto de um sindicato e de empresas associadas do turismo gastronômico no Espírito Santo

  • Arilton Marques Faria Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alfredo Rodrigues Leite-da-Silva Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender o “estrategizar” relacionado com as políticas públicas de turismo no estado do Espírito Santo, em um sindicato e empresas do turismo gastronômico desse estado. O referencial teórico se voltou para o contexto das políticas públicas de turismo no Brasil e no mundo, articulando com o “estrategizar”, que está imerso na abordagem da Estratégia como Prática Social (EPS), adotada neste trabalho com foco nas práticas articuladas em estratégias e táticas cotidianas (CERTEAU, 1998). Para tratar as evidências empíricas, a pesquisa assumiu a natureza qualitativa, contando com pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observação não participante como técnicas para coletar os materiais empíricos. Esses foram analisados a partir da análise de conteúdo, na modalidade temática. Como resultado, pode-se compreender que o “estrategizar” relacionado com as políticas públicas de turismo nas organizações loci do estudo está intrincado em arranjos de estratégias e táticas cotidianas, em torno de duas práxis – a “reunião ampliada” e a “reunião do polo gastronômico da rua da lama”; e que, atualmente, esse “estrategizar” se conecta predominantemente com a política pública de turismo identificada: o projeto dos polos gastronômicos.

Biografia do Autor

Arilton Marques Faria, Universidade Federal do Espírito Santo
Graduando em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), instituição na qual atua como pesquisador bolsista de Iniciação Científica. Tem interesse nos seguintes temas: estratégia como prática social e políticas públicas de turismo.
Alfredo Rodrigues Leite-da-Silva, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração pela UFES. Professor do departamento de Administração e do mestrado e doutorado em Administração do Programa de Pós-graduação em Administração da UFES. Tem interesse nos seguintes temas: simbolismos, relações de poder, cultura, representações sociais, estratégia como prática social e estudos baseados em prática.
Publicado
2016-09-29
Como Citar
Faria, A. M., & Leite-da-Silva, A. R. (2016). Quando a Estratégia como Prática Encontra com a Política Pública de Turismo: o contexto de um sindicato e de empresas associadas do turismo gastronômico no Espírito Santo. TPA - Teoria E Prática Em Administração, 5(2), 72-100. https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i2-26666
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)