Segmentação Psicográfica: quais os métodos mais eficazes em pesquisas de mercado?
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-30817Palavras-chave:
Segmentação Psicográfica, Personalidade, Valores, Estilos de Vida.Resumo
Entende-se a análise psicográfica como método diferenciado em mapear as inclinações de consumo e maximizar o retorno das ações de marketing, a qual aumenta em importância face à maior complexidade do ambiente contemporâneo. Isto posto o objetivo do artigo foi criar um instrumento de referência em técnicas psicográficas para futuras pesquisas, por meio do estudo sistemático comparativo dos principais modelos psicográficos empregados em pesquisas de mercado. Pretende-se contribuir no processo de utilização de técnicas que sejam mais adequadas às demandas específicas de segmentação. O estudo realizado credita à melhor escolha e emprego dos modelos psicográficos um meio de tornar as pesquisas para segmentação mais eficazes. A metodologia empregada no artigo implicou na apreciação crítica dos principais modelos da segmentação de base psicográfica AIO, RSV, VALS, LOV e 3M. Como resultado, estabeleceu-se um quadro-sintético de comparativo técnico, o qual foi precedido de análise teórica. Acredita-se que o conteúdo do quadro teórico sirva para guia no processo de seleção e utilização dos diversos métodos, visando ao maior ajustamento do uso de modelos psicográficos aos diferentes contextos ambientais, e, assim, favorecer as aplicações de pesquisas de mercado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
- TPA [Alterações] Segmentação Psicográfica - quais os métodos mais eficazes em pesquisas de mercado
- RELATÓRIO REVISTA TPA - Segmentação Psicográfica - quais os métodos mais eficazes em pesquisas de mercado
- TPA [Alterações] Segmentação Psicográfica - quais os métodos mais eficazes em pesquisas de mercadoTPA [Alterações] Segmentação Psicográfica - quais os métodos mais eficazes em pesquisas de mercado
- RELATÓRIO REVISTA TPA - Segmentação Psicográfica - quais os métodos mais eficazes em pesquisas de mercado
Publicado
2017-06-29
Como Citar
Souza, M. C. de, & Mesquita, J. M. de C. (2017). Segmentação Psicográfica: quais os métodos mais eficazes em pesquisas de mercado?. Teoria E Prática Em Administração, 7(1), 207–236. https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-30817
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)