Segmentação Psicográfica: quais os métodos mais eficazes em pesquisas de mercado?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-30817

Palavras-chave:

Segmentação Psicográfica, Personalidade, Valores, Estilos de Vida.

Resumo

Entende-se a análise psicográfica como método diferenciado em mapear as inclinações de consumo e maximizar o retorno das ações de marketing, a qual aumenta em importância face à maior complexidade do ambiente contemporâneo. Isto posto o objetivo do artigo foi criar um instrumento de referência em técnicas psicográficas para futuras pesquisas, por meio do estudo sistemático comparativo dos principais modelos psicográficos empregados em pesquisas de mercado. Pretende-se contribuir no processo de utilização de técnicas que sejam mais adequadas às demandas específicas de segmentação. O estudo realizado credita à melhor escolha e emprego dos modelos psicográficos um meio de tornar as pesquisas para segmentação mais eficazes. A metodologia empregada no artigo implicou na apreciação crítica dos principais modelos da segmentação de base psicográfica AIO, RSV, VALS, LOV e 3M. Como resultado, estabeleceu-se um quadro-sintético de comparativo técnico, o qual foi precedido de análise teórica. Acredita-se que o conteúdo do quadro teórico sirva para guia no processo de seleção e utilização dos diversos métodos, visando ao maior ajustamento do uso de modelos psicográficos aos diferentes contextos ambientais, e, assim, favorecer as aplicações de pesquisas de mercado.

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Biografia do Autor

Marcelo Costa de Souza, Universidade Fumec

Mestre em Administração pela Universidade Fumec, Professor do Departamento de Administração das Faculdades Pitágoras, Administrador.

José Marcos de Carvalho Mesquita, Universidade Fumec

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor da Universidade FUMEC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de serviços e relacionamento, comportamento do consumidor e análise estatística multivariada. Publicou diversos artigos em periódicos e congressos, nacionais e internacionais, além de capítulos de livros. Atua também como consultor nas áreas de marketing e gestão de processos.

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Publicado

2017-06-29

Como Citar

Souza, M. C. de, & Mesquita, J. M. de C. (2017). Segmentação Psicográfica: quais os métodos mais eficazes em pesquisas de mercado?. Teoria E Prática Em Administração, 7(1), 207–236. https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-30817

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)