Extensão Universitária: Avaliar para evoluir
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i1-48519Palavras-chave:
Instituições de Ensino, Instrumentos de Avaliação, Atores SociaisResumo
Dentre os três pilares do ensino superior, a extensão é o mais carente de um sistema de avaliação. A construção de sistemas de avaliação e indicadores para a extensão perpassa pela necessidade de avaliação nas diversas etapas do processo e sob o ponto de vista dos diferentes atores sociais. Este trabalho propõe um instrumento multidimensional de avaliação da extensão, considerando diversas etapas do processo (registro, avaliação e acompanhamento da ação), tendo em voga a percepção dos diferentes atores envolvidos. Aplicou-se uma observação estruturada em 63 sites de universidades federais brasileiras não sendo possível identificar modelos de indicadores já consolidados para as avaliações das ações de Extensão. Assim, foi proposto o instrumento composto de 3 dimensões, 12 critérios de análise e 43 questões. O instrumento pode ser aplicado tanto às instituições de ensino superiores públicas quanto privadas; permitindo a avaliação ao longo de todo o processo e; identificando a percepção tanto dos agentes internos envolvidos quanto da sociedade atendida.Downloads
Referências
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília. Recuperado em 01 de setembro de 2019, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.
Decreto nº 7.233, de 19 de julho de 2010. (2010). Dispõe sobre os procedimentos orçamentários e financeiros relacionados à autonomia universitária, e dá outras providências. Brasília. Recuperado em 08 de janeiro de 2019, de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7233.htm.
Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras – FORPROEX. (2001). Avaliação Nacional da Extensão Universitária. Recuperado em 15 de janeiro de 2019, de https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Avaliacao-Extensao.pdf
Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação PNE e dá outras providências. Brasília. Recuperado em 13 de julho de 2019, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm.
Política Nacional de Extensão Universitária. (2012). Manaus. Recuperado em 03 de janeiro de 2019, de https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf
Veras, M. (2014). Gerenciamento de Projetos: Project Model Canvas (PMC). Rio de Janeiro: Brasport