Extensão Universitária: Avaliar para evoluir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i1-48519

Palavras-chave:

Instituições de Ensino, Instrumentos de Avaliação, Atores Sociais

Resumo

Dentre os três pilares do ensino superior, a extensão é o mais carente de um sistema de avaliação. A construção de sistemas de avaliação e indicadores para a extensão perpassa pela necessidade de avaliação nas diversas etapas do processo e sob o ponto de vista dos diferentes atores sociais. Este trabalho propõe um instrumento multidimensional de avaliação da extensão, considerando diversas etapas do processo (registro, avaliação e acompanhamento da ação), tendo em voga a percepção dos diferentes atores envolvidos. Aplicou-se uma observação estruturada em 63 sites de universidades federais brasileiras não sendo possível identificar modelos de indicadores já consolidados para as avaliações das ações de Extensão. Assim, foi proposto o instrumento composto de 3 dimensões, 12 critérios de análise e 43 questões. O instrumento pode ser aplicado tanto às instituições de ensino superiores públicas quanto privadas; permitindo a avaliação ao longo de todo o processo e; identificando a percepção tanto dos agentes internos envolvidos quanto da sociedade atendida.

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Biografia do Autor

Taiani Bacchi Kienetz, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Gestão de Organizações Públicas Universidade Federal de Santa Maria

Kelmara Mendes Vieira, UFSM

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de capitais, administração financeira, finanças comportamentais.

Monize Sâmara Visentini, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo

Doutorado em Administração-UFRGS

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Publicado

2020-04-02

Como Citar

Kienetz, T. B., Vieira, K. M., & Visentini, M. S. (2020). Extensão Universitária: Avaliar para evoluir. Teoria E Prática Em Administração, 10(1), 111–118. https://doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i1-48519

Edição

Seção

Artigo Tecnológico (Technical Report)