Formação Empreendedora Sustentável: Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n1.54071Resumo
Objetivo: O objetivo desse estudo foi verificar a percepção dos gestores da universidade sobre a Formação Empreendedora Sustentável (FES) na instituição. Metodologia: Em termos metodológicos trata-se de uma pesquisa qualitativa, que coletou os dados por meio, da aplicação de questionário com entrevistas em profundidade, sendo utilizado o Software NVivo 12 Pro. Principais resultados: Os resultados indicam que nos cursos de graduação que não estão relacionados com as Ciências Sociais Aplicadas, ainda não discutem sobre o empreendedorismo na instituição; que a unidade proponente para a FES, não deve ser apenas uma Unidade Acadêmica, mas sim um grupo de pessoas que se identifique com o assunto; e que a pré-disposição dos gestores em participar e apoiar o diálogo sobre questões relacionadas à sustentabilidade (econômica, social e ambiental) corrobora com a afirmativa que a FES pode ser um dos caminhos a ser trilhado para instituir a sustentabilidade nas suas Unidades. Implicações práticas e teóricas: A partir dos resultados encontrados, pode se observar como contribuição do estudo, a identificação das possibilidades e dos limites para a construção de uma Formação Empreendedora Sustentável. São possibilidades: aceitar um empreendedorismo mais amplo voltado ao equilíbrio das três dimensões da sustentabilidade nas Unidades resistentes ao empreendedorismo; reestruturar e incluir a temática nas disciplinas já existentes entre outras. São limites nesse sentido o desconhecimento dos gestores das Unidades Acadêmicas sobre empreendedorismo sustentável e a falta de percepção dos gestores em como conduzir uma FES na sua unidade entre outras.