Estilos de aprendizagem de médicos residentes de dois hospitais de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11nespecial.58115Resumo
Objetivo: A presente pesquisa tem por objetivo descrever quais são os estilos de aprendizagem de médicos residentes que atuam em duas organizações de saúde na cidade de Porto Alegre/RS. Metodologia: a fim de identificar os estilos de aprendizagem, foram aplicados questionários com base na teoria de Felder e Silverman (1988). De tal modo, busca caracterizar quanto as preferências ou domínios, dispostos no inventário de estilos de aprendizagem (ativo/reflexivo; sensorial/intuitivo; visual/verbal; sequencial/global) junto a 117 residentes médicos de duas instituições hospitalares. Tem-se, assim, uma pesquisa de natureza quantitativa descritiva, com uso de SPSS para análise de dados. Resultados: apontam preferências nos estilos de aprendizagem entre os domínios (sensitivo e visual) e que existem relações significativas por gênero e instituição (pública ou privada). Contribuições: as análises das preferências de aprendizado das duas instituições permitem a proposição teórico pratica de formas de adoção de diferentes métodos que melhor se adaptem aos estilos dos médicos residentes.