Estilos de aprendizagem de médicos residentes de dois hospitais de Porto Alegre

Autores

  • Mariana Vargas Braga da Silva Universidade Feevale
  • Paola Schmitt Figueiró Universidade Feevale
  • Maria Eugênia Bresolin Pinto Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Hospital Moinhos de Vento
  • Fernando Freitas Portella Universidade Feevale https://orcid.org/0000-0003-3232-001X

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11nespecial.58115

Resumo

Objetivo: A presente pesquisa tem por objetivo descrever quais são os estilos de aprendizagem de médicos residentes que atuam em duas organizações de saúde na cidade de Porto Alegre/RS. Metodologia: a fim de identificar os estilos de aprendizagem, foram aplicados questionários com base na teoria de Felder e Silverman (1988). De tal modo, busca caracterizar quanto as preferências ou domínios, dispostos no inventário de estilos de aprendizagem (ativo/reflexivo; sensorial/intuitivo; visual/verbal; sequencial/global) junto a 117 residentes médicos de duas instituições hospitalares. Tem-se, assim, uma pesquisa de natureza quantitativa descritiva, com uso de SPSS para análise de dados. Resultados: apontam preferências nos estilos de aprendizagem entre os domínios (sensitivo e visual) e que existem relações significativas por gênero e instituição (pública ou privada). Contribuições: as análises das preferências de aprendizado das duas instituições permitem a proposição teórico pratica de formas de adoção de diferentes métodos que melhor se adaptem aos estilos dos médicos residentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Vargas Braga da Silva, Universidade Feevale

Graduação em Administração; Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas; Mestranda em Administração.

Paola Schmitt Figueiró, Universidade Feevale

Graduação em Administração; Mestrado e Doutorado em Administração.

Maria Eugênia Bresolin Pinto, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Hospital Moinhos de Vento

Graduação em Medicina; Mestrado e Doutorado em Epidemiologia.

Fernando Freitas Portella, Universidade Feevale

Graduação em Odontologia; Mestrado em Ensino na Saúde; Doutorado em Odontologia; Pós-doutorado em Odontologia.

Downloads

Publicado

2021-09-22

Como Citar

Vargas Braga da Silva, M., Schmitt Figueiró, P., Bresolin Pinto, M. E., & Freitas Portella, F. (2021). Estilos de aprendizagem de médicos residentes de dois hospitais de Porto Alegre. Teoria E Prática Em Administração, 11(especial). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11nespecial.58115

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)