Myreks - O Caso Da Startup Que Almeja O Mercado Mundial Dos Aplicativos

Authors

  • Cristina Defreyn Tenconi UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Everton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i1-26648

Abstract

Bruno é o diretor executivo da Myreks, uma startup que atua na forma de uma plataforma de recomendação recompensando seus usuários pelo seu poder de influência. O usuário compra um produto e indica aos amigos compartilhando no Facebook por meio do aplicativo Myreks. Quanto mais amigos comprarem o produto indicado, mais a pessoa conquista pontos, os rekpoints, que são trocados por benefícios nas lojas online parceiras. A ideia surgiu no auge das redes sociais por um profissional com vasta experiência na área tecnológica. Para buscar alavancar seu negócio, Bruno conquistou um investimento no Fundo SC. O investimento obtido possibilitaria a prática de sua estratégia inicial – a colocação do produto no mercado externo, mais especificamente nos Estados Unidos. Contudo, a rede social Facebook, principal ferramenta de funcionamento do aplicativo, entra em declínio nos EUA. Diante do novo cenário encontrado ao longo do processo de colocação do seu produto no mercado, ele terá que encontrar estratégias para lidar com o declínio da rede social e manter o seu negócio viável.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristina Defreyn Tenconi, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Interesses de pesquisa ligados à inovação, gestão do conhecimento e capacidade absortiva.

Everton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP. Professor do Centro de Ciência da Administração e Sócio-Econômicas – ESAG. Atua no Grupo de Pesquisa Strategos (Organizações e Estratégia) – UDESC (pesquisador). Principais Projetos de Pesquisa 2012/2014 – Capacidade de absorção e desempenho em empresas de pequeno porte. (Coordenador) 2011/2012 - Capacidade de absorção em empresas de pequeno porte. (Coordenador). Disciplinas na Pós-Graduação em Administração da ESAG/UDESC: Estratégias Organizacionais (Mestrado Acadêmico e Profissional); Análise Organizacional (Mestrado Profissional). Áreas de interesse: Estratégia organizacional, Inovação, capacidade de absorção de conhecimento, Estrutura e processos organizacionais.

Published

2016-06-24

How to Cite

Tenconi, C. D., & Cancellier, E. L. P. de L. (2016). Myreks - O Caso Da Startup Que Almeja O Mercado Mundial Dos Aplicativos. Theory and Practice in Administration - TPA, 6(1), 225–240. https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i1-26648

Issue

Section

Caso para Ensino (Teaching Case)