Evitando o Choro Pelo Leite Derramado: um Caso para Ensino sobre Incerteza Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i2-29178Keywords:
, incerteza ambiental, tomadas de decisões, propriedade leiteira.Abstract
As incertezas impostas pelo ambiente estão intrinsecamente relacionadas com as práticas organizacionais e científicas, instigando a necessidade de entendimento e alternativas as mesmas. Neste contexto, o presente caso para ensino objetiva contribuir com este processo de reflexões e entendimentos sobre o papel do gestor, como tomador de decisões, em uma propriedade de exploração leiteira, considerando as incertezas pelas quais a empresa vivenciou no decorrer das últimas décadas, bem como as estratégias formuladas em função destas conjunturas. O nome da propriedade dos protagonistas, assim como momentos da história real, foram alterados com o intuito de preservar suas identidades. O caso apresentado possui como personagens principais Felipe e Renata, sendo estes os protagonistas da implantação da Sanga Leiteira em 1993. O caso reproduz as angústias vivenciadas pelos protagonistas, desde o início do empreendimento até as decisões sobre sua manutenção. Desta maneira, serão apresentadas as dificuldades e preocupações pelos quais os proprietários da fazenda passaram, bem como as alternativas propostas por eles e por profissionais contratados para contribuírem com o desempenho da atividade. Com isto, espera-se que tenham aprendido a lidar com as incertezas do ambiente do negócio. Neste contexto, as dúvidas, medos e tomadas de decisões dos proprietários serão apresentados enquanto eles transitam pelas incertezas ambientais enfrentadas em um dos principais sistemas de exploração do agronegócio, que é a atividade leiteira.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-27
How to Cite
Daneluz, M. O., & Silveira-Martins, E. (2016). Evitando o Choro Pelo Leite Derramado: um Caso para Ensino sobre Incerteza Ambiental. Theory and Practice in Administration - TPA, 6(2), 229–251. https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i2-29178
Issue
Section
Caso para Ensino (Teaching Case)