Mobilidade do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves

Autores

  • Thaiana Coelho Monteiro Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Valéria Pereira de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Andréa do Nascimento Barbosa Cacho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Iranilton Marcolino Pereira
  • Maria Isabel de Medeiros Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i1-37391

Palavras-chave:

Mobilidade, Acesso ao aeroporto, Transportes, Infraestrutura.

Resumo

O caso para ensino Mobilidade do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves apresenta uma situação de decisão relacionada ao problema de mobilidade dos passageiros e turistas no percurso para o aeroporto. O Secretário de Turismo de São Gonçalo do Amarante, juntamente com os gestores dos municípios da região metropolitana de Natal estão enfrentando desafios relacionados ao conflito existente entre a definição dos papéis e atribuições de serviços de transportes oferecidos no terminal: o transporte público e o privado (as vans fretadas, os receptivos turísticos, os táxis e o Uber). Destaca ainda os problemas de infraestrutura de mobilidade para a utilização dos serviços de transporte ao aeroporto, relacionados a: condições e manutenção das estradas, sinalização, custos da mobilidade, qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas de transporte e tempo da logística de transporte de passageiros. Os dados secundários para o desenvolvimento do caso foram extraídos de jornais, livros e sites, enquanto os primários foram obtidos através de entrevistas. O caso pode ser aplicado nas turmas de graduação e pós-graduação de administração, turismo e gestão pública, nas seguintes disciplinas: teoria geral da administração; logística; turismo organização e dinâmica; sistemas de transportes e desenvolvimento urbano e regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaiana Coelho Monteiro Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Administradora, com pós-graduação em gestão pela UNI-RN.

Maria Valéria Pereira de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em: Mercadologia, Logística, Recursos Humanos e Administração Geral. Líder do grupo de pesquisa Método do Caso - UFRN. Dentre as principais áreas de interesse estão: Estratégia, Casos Para Ensino, Interface Marketing-Logística, Turismo.

Andréa do Nascimento Barbosa Cacho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR-UFRN). Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Graduada em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Técnica e Guia de Turismo Regional pelo IFRN. Áreas de interesse: destino e cidade inteligente, gestão do conhecimento, informações turísticas, mídias sociais e casos para ensino.

Iranilton Marcolino Pereira

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Pós-graduado, com título de Especialização, em Planejamento Estratégico em Comunicação pela Universidade Potiguar (2012). Em 2014, iniciou graduação em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é jornalista da Companhia de Aguas e Esgoto do Rio G do Norte. Bolsista da base de pesquisa Método do Caso, coordenado pela professora doutora Maria Valéria Pereira de Araújo, na UFRN.

Maria Isabel de Medeiros Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2012). Atualmente está cursando o curso de Farmácia na mesma instituição.

Referências

AgoraRN. (26 de Novembro de 2016). Polícia Militar e DER apreendem Ubers que buscam passageiros no aeroporto Aluízio Alves. Fonte: AgoraRN: http://agorarn.com.br/policia/policia-militar-e-der-realizam-apreensao-de-ubers-que-buscam-passageiros-no-aeroporto-aluizio-alves/.

Calixto, A. (09 de Dezembro de 2016). Fiscalização do DER no aeroporto de São Gonçalo. (I. Marcolino, Entrevistador).

Costa, G. (08 de Dezembro de 2016). Serviço de van oferecido no aeroporto. (A. Cacho, Entrevistador).

IBGE. (04 de setembro de 2018). Pesquisa de Serviço de Hospedagem. Fonte: IBGE: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/natal/pesquisa/34/62873?ano=2011.

Inframérica. (22 de novembro de 2016). Estatísticas. Fonte: Inframérica: http://www.natal.aero/br/o-aeroporto/estatisticas./

Lohmann, G. (2013). Transportes e destinos turísticos: planejamento e gestão. Rio de Janeiro: Elsevier.

Lopes Júnior, W. M. (2012). Turismo, transportes e regionalização: considerações geográficas. RA’EGA: O Espaço Geográfico em Análise. 26. 170-193.

Macedo, P. R. (17 de Janeiro de 2017). Mobilidade no aeroporto Aluísio Alves. (A. Cacho, Entrevistador).

Ministério do Planejamento. (27 de dezembro de 2016). Acesso ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Fonte: Ministério do Planejamento: http://www.pac.gov.br/obra/35630.

Novo Notícias. (19 de maio de 2017). Motorista do Uber é agredido no Aeroporto de São Gonçalo.Fonte: Novo Notícias: https://www.novonoticias.com/cotidiano/video-motorista-do-uber-e-agredido-no-aeroporto-de-sao-goncalo.

O Natalense. (2017). Polícia Militar e DER apreendem Ubers que buscam passageiros no aeroporto Aluízio Alves Fonte: O Natalense: http://www.onatalense.com.br/policia-militar-der-apreendem-ubers-buscam-passageiros-no-aeroporto-aluizio-alves/

Observatório das Metrópoles. (13 de dezembro de 2016). Livro Mobilidade Urbana no Brasil. Fonte: Observatório das Metrópoles: http://observatoriodasmetropoles.net.br/wp/livro-mobilidade-urbana-no-brasil/.

Portal do Governo do RN. (02 de fevereiro de 2016). Governador libera viaduto e visita obras de trecho sul. Fonte: Portal do Governo do RN: http://www.gabinetecivil.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=94974&ACT=null&PAGE=null&PARM=null&LBL=NOT%C3%8DCIA.

Simon, S., Gastal, S., Santos, M. M.C. (2014). Mobilidade e turismo: hospitalidade no transporte coletivo em Caxias do Sul/RS. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. São Paulo, 8, 3, 552-567.

Tribuna do Norte. (01 de abril de 2017). Uber: motoristas insultam taxistas no Aeroporto Aluísio Alves. Fonte: Tribuna do Norte: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/uber-motoristas-insultam-taxistas-no-aeroporto-alua-zio-alves/375867.

Vasconcellos, E. (2017). Idas e vindas: passado, presente e futuro da mobilidade urbana no Brasil. (J. Rodrigues; J. Legroux, entrevistador).

Downloads

Publicado

2019-03-22

Como Citar

Fernandes, T. C. M., Araújo, M. V. P. de, Cacho, A. do N. B., Pereira, I. M., & Brito, M. I. de M. (2019). Mobilidade do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. Teoria E Prática Em Administração, 9(1), 140–149. https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i1-37391

Edição

Seção

Caso para Ensino (Teaching Case)