Práticas de mensuração e gestão de custos

investigação em hospitais acreditados

Autores

  • Beatriz Negrelli da Silva
  • Katia Abbas Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11nespecial.58343

Resumo

Objetivo: Identificar as práticas de mensuração e gestão de custos utilizadas pelos hospitais acreditados do Brasil. Metodologia: Emprega como estratégia o levantamento (survey), utilizando-se de um questionário como técnica de coleta de dados. A amostra é de 85 respostas válidas, que representa 32% dos hospitais acreditados. Os dados, coletados em 2018, foram tratados por intermédio da técnica de estatística descritiva, com o auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Principais resultados: As práticas mais utilizadas de mensuração e gestão de custos são o custeio por absorção pleno/integral (não restringe apenas à alocação dos custos propriamente ditos, mas também considera as despesas, exceto as financeiras, para a composição do custo do produto, sendo que também pode ser operacionalizado com a departamentalização) e a margem de contribuição, enquanto as menos utilizadas são o método das seções homogêneas (RKW), o custeio baseado e atividades (ABC) e o custeio alvo. Verifica-se que os hospitais, de modo geral, estão satisfeitos com as informações de custos geradas por meio das suas respectivas práticas de mensuração e gestão de custos. E 80% dos hospitais concordam que houve melhoria da gestão de custos com a acreditação hospitalar. Contribuições acadêmicas e práticas: Academicamente, o trabalho contribui com o tema ao investigar quais práticas de custos, tanto as tradicionais quanto as convencionais, apresentadas e discutidas pela literatura, são utilizadas, e em qual grau de adoção, em hospitais acreditados. Quanto ao contexto profissional e prático, a pesquisa contribui ao proporcionar uma melhor visão e conhecimento do que os gestores estão utilizando para o gerenciamento de custos na área hospitalar, evidenciando as práticas mais utilizadas, podendo viabilizar possibilidades de benchmarkings.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Negrelli da Silva

Mestra em Ciências Contábeis, com área de concentração em Controladoria e linha de pesquisa em Contabilidade Gerencial, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (PCO/UEM). Especialista em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação (UniCesumar). Especialista em Auditoria, Contabilidade e Perícia Contábil (UniCesumar). Graduada em Ciências Contábeis, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Ciências Contábeis. Participou e atuou em atividades de ensino, pesquisa e extensão, da SETI e do CNPq. Trabalhou em projetos direcionados a Economia Solidária, por meio da Incubadora Unitrabalho/UEM, dando suporte na gestão e contabilidade de empreendimentos cooperativos. Trabalhou em projetos relacionados aos custos no setor hospitalar. Atuou na área de ensino superior à distância (EaD). Professora colaboradora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Atualmente, trabalha com consultorias e é coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (FACEC).

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

Negrelli da Silva, B. ., & Abbas, K. (2021). Práticas de mensuração e gestão de custos: investigação em hospitais acreditados . Teoria E Prática Em Administração, 11(especial). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11nespecial.58343

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)