Reflexões sobre Água, Sabão e Conhecimento: Aprendizagem Organizacional na prática das serventes de limpeza de uma instituição de ensino federal

Autores

  • VIVIANI TEODORO SANTOS Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidade Estadual de Maringá
  • MARCIO PASCOAL CASSANDRE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ e Aarhus University http://orcid.org/0000-0001-9415-4315

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-31081

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional, serventes de limpeza, prática, terceirizados.

Resumo

Em razão da multiplicidade de abordagens e da complexidade do tema, a Aprendizagem Organizacional, dificilmente poderia ser entendida por meio de conceitos únicos ou estanques. Um mundo de desafios e possibilidades se abre no estudo da temática e, refletir sobre os diversos caminhos, faz parte do próprio processo de aproximação do tema. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo conhecer a prática cotidiana das serventes de limpeza de uma instituição de ensino federal apoiando-se em diferentes abordagens da Aprendizagem, na tentativa de responder quatro perguntas: 1. Como as serventes aprendem? 2. Quais as implicações na aprendizagem, o fato de se tratar de serviço terceirizado? 3. Qual a capacidade de interferência da gestão no processo de aprendizagem? e 4. Como conduzir o processo de aprendizagem para solucionar a problemática? Por meio de uma pesquisa qualitativa, marcada por mais de um momento de coleta de dados e pela experiência da autoconfrontação simples, percebe-se que o conhecimento adquirido e utilizado pelo grupo provém de uma prática cotidiana fortemente vinculada às suas histórias de vida, e que, até o momento, a gestão não tem obtido sucesso nas tentativas de implantação de melhorias. Neste sentido, entende-se que uma alternativa apropriada para um futuro trabalho seria a opção por metodologias intervencionistas, em razão de serem capazes de proporcionar um espaço de reflexão e participação, em que as contradições possam ser trabalhadas de forma cíclica, transformando os envolvidos em sujeitos ativos e autores da própria trajetória de mudanças, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

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Biografia do Autor

MARCIO PASCOAL CASSANDRE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ e Aarhus University

Professor do departamento de Adminstração da Universidade Estadual de Maringá e Pós-doutorando na Aarhus University.

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Publicado

2017-06-29

Como Citar

SANTOS, V. T., & CASSANDRE, M. P. (2017). Reflexões sobre Água, Sabão e Conhecimento: Aprendizagem Organizacional na prática das serventes de limpeza de uma instituição de ensino federal. Teoria E Prática Em Administração, 7(1), 170–206. https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-31081

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)