As ´medidas´ da saúde midiática: jornalismo e cidadania no Fantástico

Patrícia MONTEIRO, Luís Augusto MENDES

Resumo


A busca pelo corpo saudável aparece como uma das mais importantes questões contemporâneas. O indivíduo é interpelado por discursos midiáticos que o incitam a entrar em forma, como se uma nova condição de saúde fosse possível, desde que o corpo seja modelado a partir de determinadas técnicas e medidas. Nesse sentido, o cuidado com a aparência física produz uma ética da existência na qual ser magro tem relação sinonímica com ser saudável. Posicionando-se como instrumento de construção da cidadania, o jornalismo elabora um dizer que conduz a práticas de agenciamento do corpo em redes de saber, poder e verdade. Esta realidade suscita questões éticas, tais como: é possível, à mídia, gerir a saúde dos indivíduos? Quais discursos são empregados para definir um corpo que deve ser enquadrado a partir de um determinado padrão? O presente artigo pretende investigar a relação entre saúde, jornalismo e cidadania, tendo como objeto empírico o quadro Medida Certa, veiculado no programa Fantástico, da Rede Globo.


Palavras-chave


Jornalismo; Cidadania; Corpo; Discurso; Saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida: Ideias e Letras, 2010.

EPSTEIN, Isaac. Comunicação de massa para a saúde: esboço de uma agenda midiática. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, n. 8-9, 2008, p. 132-142.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 5.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

GOLDENBERG, Miriam.; RAMOS, Marcelo. A civilização das formas: o corpo como valor. In: GOLDENBERG, Miriam. (org). Nu e Vestido: dez antropólogos revelam a cultura carioca. São Paulo: Record, 2002.

LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

MAFFESOLI, Michel. O imaginário uma realidade. In: Revista Famecos. Porto Alegre, n° 15, agosto. 2001.

MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notícia: jornalismo como produção social da segunda natureza. São Paulo: Ática, 1989. 2 ed.

MARQUES DE MELO, José. Teoria do jornalismo: identidades brasileiras. São Paulo: Paulus, 2006.

PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2005.

PERUZZO, Cicilia M.K. Comunicação nos movimentos populares - a participação na construção da cidadania. Petrópolis: Vozes, 1999.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.

VIGITEL Brasil 2011. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. SVS/Ministério da Saúde e NUPENS/Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: < http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2012/Abr/10/vigitel_100412.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2012.

VIGARELLO, Georges. História da beleza: o corpo e a arte de se embelezar, do Renascimento aos dias de hoje. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

Sites

www.globo.com

www.memoriaglobo.globo.com

http://www.folha.uol.com.br/


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN 2359-375X | Diretórios, Indexadores e Plataformas de Avaliação |
 DOAJ - Suécia | Latindex - México | Crossref - USA/United Kingdom OLCL WorldCat - Estados Unidos | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Alemanha MIAR - Espanha | REDIB - Espanha
 
DAIJ - Indonésia | SHERPA/RoMEO - Inglaterra | ResearchBid - Reino Unido | Eurasian Scientific Journal Index - República do Cazaquistão | UNIVERSAL IMPACT FACTOR - Journal Impact Factor | Crosscheck | Vérsila - Brasil | USA | Directory of Research Journals Indexing - Índia | Journal TOCS - Reino Unido
 
Sumários.org - Brasil | Diadorim - Brasil | SEER | IBICT - Brasil | REVIScom - Brasil
Periódicos UFPB - Brasil | LivRe - Brasil | Biblioteke Virtual - Brasil | Google Acadêmico

     
                



   
        

ÂNCORA é uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba | Centro de Comunicação, Turismo e Artes | Cidade Universitária, João Pessoa - Paraíba - Brasil | CEP: 58.051-970 | E-mail: revistaancoraufpb@gmail.com

Licença Creative Commons

Este trabalho dispõe da Licença de Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.