FORMALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE TRABALHO E SALÁRIOS NO NORDESTE
Resumen
Este artigo examina as mudanças na distribuição dos rendimentos do trabalho que acompanharam as alterações no perfil das pessoas ocupadas com a formalização do trabalho e os aumentos de participação da mulher e das pessoas com, pelo menos, o ensino médio completo. Com base nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) são analisados os anos de 2002 e 2005. Considerando somente as pessoas ocupadas com rendimento positivo, confrontam-se o emprego formal com o conjunto das demais posições na ocupação, bem como os trabalhadores com e sem ensino médio completo, contrastando-se o que ocorreu no Nordeste com o verificado no restante do Brasil. Conclui que hão houve melhora significativa no quadro de muita informalidade e baixa remuneração do trabalho que vigora no conjunto do País, mas que este quadro de muita infonnalidade é particularmente marcante no Nordeste, devido ao mercado de trabalbo desta região apresentar ainda menor capacidade de absorção da população ativa que as demais regiões. A principal manifestação da estreiteza do mercado de trabalho é a elevada fração de ocupações não-formais e os baixos rendimentos destas ocupações.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.







